quinta-feira, 20 de junho de 2013

INVERNO À VISTA !!!

Isso mesmo, o inverno começa, amanhã, dia 21 de junho, e sua pele vai precisar de cuidados diferenciados.



























No inverno, há uma diminuição da transpiração e uma menor umidade do ar, o que compromete a hidratação natural da pele.

A função da barreira cutânea é realizada pela camada córnea - a camada mais superficial da epiderme – em conjunto com a camada hidrolipídica que a cobre. Quando esta camada se altera devido à falta de água ou de lipídios, por exemplo, a pele, que é responsável pela proteção química por meio das secreções sudoríparas e sebácea e física contra agressões externas, deixa de garantir a sua função de barreira, tornando-se mais permeável aos alergenos, fungos e bactérias.

O ressecamento da pele é um dos resultados do comprometimento da barreira cutânea e apresenta diversos sinais, como: aspereza, perda da elasticidade, descamação e rachaduras. Ele pode ser acompanhado de sintomas como coceira e ardência ao contato com substâncias irritantes.

Alguns cuidados que devemos ter durante o inverno:

- Hidratar o corpo com cremes emolientes à base de ureia, alantoína, lactato amônia e vitamina E. É muito importante que essa hidratação seja diária após cada banho;
- Evitar banhos quentes que agem desidratando ainda mais a pele;
- Evitar banhos muito demorados;
- Evitar buchas;
- Dar preferência a sabonetes hidratantes, que ajudam a prevenir o ressecamento. Hidratantes in shower podem ser uma boa opção, pois já entram na primeira etapa da hidratação;
- Tomar bastante líquido. Para uma pessoa adulta o ideal são pelo menos 2 litros por dia;
- Ingerir frutas e legumes, devido aos nutrientes e principalmente ao teor hídrico;
- Evitar exposição solar em excesso;
- Evitar o uso de produtos alcoólicos que pioram o ressecamento cutâneo;
- Evitar o uso de ar condicionado, pois também prejudica a hidratação cutânea;


A pele ressecada pode causar ainda fissuras e torna-se uma porta de entrada para agentes infecciosos, como o streptococos e o staphilococos. Esses agentes são os causadores de erisipela, celulites cutâneas, impetigo, entre outras doenças. Além disso, o próprio ressecamento gera prurido (coceira) na pele, havendo necessidade de, em casos mais graves, além da hidratação básica, acrescentarmos ao tratamento corticosteroides e/ou antibióticos tópicos. Em pacientes atópicos e crianças que não são cuidadosas com a hidratação da pele tornam-se mais susceptíveis a doenças cutâneas virais, como o molusco contagioso (muito comum em crianças entre 2-7 anos) e as verrugas virais.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

VOCÊ SABE CUIDAR, DIARIAMENTE, DA SUA PELE ?





















O segredo para ter uma pele sempre saudável e bonita está, principalmente, na limpeza diária, independentemente, se colocará maquiagem ou qualquer tipo de produto.

Dependendo do tipo de pele, o ideal é fazer uma limpeza de duas a três vezes por dia, com água fria, pois quente estimula a oleosidade. Quanto aos sabonetes, os indicados para pele sensível e os antissépticos, que contém componentes como aloe, vera, triclosan podem ser usados em qualquer tipo de pele. Já os esfoliantes, que promovem leve e superficial renovação celular, devem ser usados de uma a duas vezes por semana, dependendo do tipo de pele.

Além da limpeza diária, outro cuidado importantíssimo para manter a pele livre de manchas e do envelhecimento precoce é o uso de protetor solar. Pensamos que somente quando nos expomos ao sol que devemos usar filtro, engano total! Um exemplo disso é a exposição contínua e prolongada à tela de computador que causa manchas na pele. Oito horas de exposição equivalem a aproximadamente 2 minutos de exposição ao sol. Para minimizar esses danos, é fundamental o uso de protetores.

Outro aliado da beleza são os antioxidantes que servem para neutralizar os efeitos maléficos dos radicais livres, que estão relacionados ao envelhecimento. Dentre os mais comuns estão: vitamina C, vitamina E, chá verde, picnogenol, idebenona e coenzima Q10. Os antioxidantes podem ser usados diariamente associados a outros componentes, tanto à noite quanto pela manhã.


Mas, com relação aos cremes noturnos, fiquem atentos! Por, geralmente, possuírem ácidos em sua composição, que atuam impedindo ou retardando o envelhecimento cutâneo, deixam a pele muito sensível em contato com o sol, daí a importância de serem usados à noite.